Seja bem vindos!

Apresentamos as notícias para você, da forma que queremos ler.

Páginas

sexta-feira, 11 de maio de 2012

BAIRRO DA OLARIA: UMA QUESTÃO SOCIAL

Diante das diversas notícias de apreensões de drogas no bairro da Olaria, em Canindé de São Francisco, vem à tona o que o Coordenador do CREAS, Adeval Marques, há muito advertiu.
Em matéria publicada por Adeval em seu acessado blog “Revista Caninde” (revistacaninde.blogspot.com), ainda nos idos de 2010, ele alertou que ou a comunidade direciona os olhos para o bairro da Olaria, seus jovens e suas mazelas, ou irá se transformar em uma ‘bomba relógio’.
Não somos utópicos em imaginarmos que somente na Olaria há desigualdade social, drogas ou demais mazelas da sociedade atual. Opostamente a isso, todas as cidades trazem em seu bojo, na sua essência, problemas gerados pela ‘vida atual’. E a droga é dos maiores que estamos enfrentando.
Contudo pelo âmbito de visão legal, durante os anos de 2010, 2011 e 2012, 85% das apreensões de drogas nesta cidade foram feitas naquele bairro.
Ou se promove uma união entre sociedade civil, Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar e Polícia Civil, Legislativo e Executivo, ou perderemos o controle de um pedaço da cidade.
E como poderá se dar esse enfrentamento? Não iremos pecar em repetir os ditos: “melhorando as políticas públicas de divisão de renda”. Não é assim que se dignifica uma pessoa, um lugar, ou qualquer outro.
Ao nosso ver há um fracasso nos ‘programas e bolsas’ dos Governos, seja Federal, Estadual ou Municipal. Há de se ter uma forma de contra prestação mais eficaz, mais fiscalizada, para que não haja a distribuição de ‘dinheiro grátis’.
Políticas públicas são essenciais, mas de forma responsável. São comuns os casos onde após uma prisão chegam familiares dos detentos pedindo autorização para “receber os cem”... “pegar o bolsa família”... etc. E na maioria das vezes essas verbas que tem o intuito de procurar promover uma melhoria na qualidade de vida tem um ‘desvio de finalidade’, ou seja, os responsáveis pelo recebimento as empregam em ‘cachaça’... ‘droga’... etc., sequer adquirindo material de estudo para seus filhos – finalistas das verbas.
Desta maneira, ou seja, unindo força, poderemos crer que a longo prazo conseguiremos – não extirpar, mas amenizar a mazela social que se chama ‘DROGA’. Porém na atual conjuntura, sem ‘os homens de boa vontade’, esse será mais um artigo lido e ignorado.
Editores de “naformadaleinoticias.blogspot.com”

4 comentários:

  1. Nós temos uma juventude que está completamente perdida, sem nenhuma expectativa de futuro.
    O futuro dessa garotada que está no tráfico não tem jeito: ou é a morte ou é a cadeia.

    A pobreza e a ausência do poder público garantem o sucesso da ação criminosa.

    A situação da educação é também outro dos problemas a resolver neste bairro, a maioria dos moradores tem baixos níveis de ensino, o que sem dúvidas, acrescenta os problemas de pobreza. Onde há maior nível de escolaridades, haverá maiores oportunidades no mercado de trabalho e como conseqüência melhores oportunidades de sair da pobreza em que se encontram atualmente.

    Isso não só estigmatiza, mas deixa ainda mais vulneráveis aqueles jovens pobres, que, quando têm alguma oportunidade de trabalho, são para ocupações miseravelmente remuneradas e em condições extremamente desestimulantes.

    PS. Parabéns pelo blog.

    É preciso que cada um de nós lute, faça a sua parte!

    ResponderExcluir
  2. Seria bom que cada um fizesse a sua parte, mas cada um so pensa em si.

    ResponderExcluir
  3. Quero agradecer ao blog pela lembrança e referência ao nome de Adeval Marques e em especial também da página Revista Canindé (wwww.revistacaninde.blogspot.com).

    Quando criamos o Revista Canindé nós o fizemos com o ideal de poder ajudar no pensamento de dar a nossa contribuição chamando a atenção como um grito de alerta sobre o que acontece e essas situações vão implicar no futuro em algum dano social que ficará irreversível se não tomadas as providências agora no presente. O Revista Canindé, assim como esse espaço, são "gritos de alerta", termômetros que estão dizendo que alguma coisa precisam ser feitas urgentemente. Nós vamos onde a nossa voz não consegue entrar e nem ser ouvida. Nós fazemos parte de uma sociedade que está mais vulnerável na cadeia social onde os problemas vem repartidos como uma pizza, só que com uma diferença: a parte maior somos nos que ingerimos e pagamos por ela. Infelizmente é assim.

    O bairro Olaria está ai dizendo todos os dias que lá existe uma juventude que vai explodir. A Olaria será, a curto prazo, uma grande explosão demográfica e ai queremos ver como se dará o comportamento de uma sociedade que não cresce com os mesmos números para contrapor-se a eles. Precisamos investir no agora em políticas publicas sociais que visem dar atenção a essa nova leva que virá. Canindé precisa evoluir e avançar na economia com vistas a dar melhor formação escolar, cursos e gerar emprego, aliás, fator de maior reclamação dessa sociedade ociosa. Lemro de meu pai que dizia: "Mente vazia é oficina do diabo."

    É isso ai.

    Agradecendo e consolidando, mais ainda o apoio e parceria a esse Ilustre trabalho informativo deste espaço naformadaleinoticias.

    A matéria está em nossa blog apenas com alteração da foto e um pequeno texto inicial e também os comentários postados aqui no blog.

    Grande abraço a todos desta causa.

    ResponderExcluir
  4. Como toda cidade que procura a evolução e o crescimento social, Canindé recebe, ainda, o desequilíbrio social com a violência, drogas etc. Isso não significa que estamos abandonados à própria sorte. Mas sim evoluindo!
    O que falta nessa evolução é a conscientização do Estado de que carece de investimentos na segurança pública, na saúde, educação, e em todos os demais campos da vida social.
    Canindé não pode se contentar em ter por dia no 4º BPM 5 ou 6 policiais; e na Delegacia 1 policial que trabalha diariamente e 1 plantonista. A população tem que cobrar da cúpula das polícias o implemento de material humano, além de material logístico, para que possamos ter no mínimo o direito de ir e vir.
    Agora não é cabível, a exemplo, um policial dedicado que cumpre suas tarefas porque conseguiu elucidar um crime (arrombamento da Escola Palmira Lisboa), ter sua vida ameaçada e a de sua filha.
    Se a sociedade apoiar, e cobrar de 'quem de direito', iremos melhorar Canindé e evoluir com ela.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário. Iremos observá-lo e o publicaremos.
Grato!
Na Forma da Lei